Doses maiores

26 de março de 2021

Augusto Heleno e Villas Boas, tira bom e tira ruim

Em seu livro “O Brasil no espectro de uma guerra híbrida”, Piero Leirner coloca os generais Heleno e Villa Boas nos papéis de “tira ruim” e “tira bom”, respectivamente.

O malvado Heleno começou sua carreira de “líder” dos golpistas a partir do atrito público com Lula, por conta da demarcação da Raposa serra-do-Sol.

Já o bonzinho Villas Boas, assegurava que o Exército não se metia em política e era guiado pelo respeito à legalidade. Enquanto isso, também garantia livre acesso ao candidato Bolsonaro para fazer campanha em instalações militares.

Mas, bem antes disso, em 2012, Villas Boas já havia aprovado o Projeto de Força do Exército Brasileiro. A justificativa do projeto previa que nos conflitos para o futuro próximo:

...a tendência de a opinião pública (população) integrar o centro de gravidade dos conflitos será acentuada. A versão da notícia deverá permanecer decisiva para a conquista da opinião pública e para o êxito das operações. A batalha pela comunicação será primordial para o sucesso das campanhas. Os conflitos tendem a ter menor número de baixas, tanto pela atual característica das operações como, principalmente, devido ao impacto negativo que tais perdas provocam no seio das sociedades organizadas. (...) Os estudos indicam que os conflitos do futuro continuarão a exigir elevado grau de autonomia, com planejamento centralizado e execução descentralizada, e terão de considerar novos fatores, como a influência das redes sociais na liberdade de ação dos exércitos.

Segundo Leirner, o trecho acima inspira-se claramente no conceito de guerra híbrida defendida pelo Pentágono. Mas ninguém parece ter notado, até que fosse tarde demais. E alguns nem a isso chegaram.

Leia também: O papel da Missão Haiti na conspiração militar

2 comentários:

  1. Olha, não manjo de cabo, sargento, capitão ou general, mas fazia um bom tempo, desde a época do Jarbas Passarinho, ou até mesmo do Golbery, que não via uma declaração de um general com fundamento racional e bem articulado.

    ResponderExcluir
  2. O que não faltou pra esses caras foi racionalidade e boa articulação. Não é porque a criatura delas é um troglodita que eles também são. Por isso, estamos nessa merda.

    ResponderExcluir