Doses maiores

9 de fevereiro de 2021

Orvil, Olavo e o vale-tudo de ideias desordenadas

Em 5 de dezembro de 2012, durante o último episódio do programa de rádio “True Outspeak”, Olavo de Carvalho, segurando um exemplar da versão impressa do Orvil, mandou um recado significativo:

E, por fim, queria aqui agradecer à família Bolsonaro, Jair, Flávio e Carlos, pela remessa deste livro, “Orvil (...), que é o resultado de um relatório do serviço de inteligência já mais antigo sobre as tentativas dos comunistas de tomar o poder no Brasil; das várias tentativas de revolução comunista. (…) Então, aí, Bolsonaros, muito obrigado pela remessa deste material precioso! Sucesso aí

As informações acima são do livro “Guerra cultural e retórica do ódio”, de João Cezar de Castro Rocha. Realmente, o Orvil e Olavo têm tudo a ver. O que os une é a obsessão doentia pelo “perigo comunista”.

Para exemplificar como funciona a lógica do alto-intitulado filósofo Olavo de Carvalho, Rocha utiliza o clássico silogismo aristotélico que diz: “Todo homem é mortal. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal”. Ou seja, no silogismo a conclusão vem após e é decorrente da premissa.

Já no caso do Orvil e de Olavo, o silogismo é invertido. Parte sempre da mesma conclusão: “o perigo vermelho”. Desse modo, independente do conteúdo das proposições, o desfecho nunca muda.

Não interessa a veracidade dos fatos, desde que sirvam para denunciar um imaginário complô comunista internacional.

Segundo o autor, o sistema olavista não passa de um vale-tudo “de ideias fora de ordem, mas imantadas no invariável ponto de fuga: a ameaça vermelha, que nunca cessa”.

Alguma dúvida de que é exatamente assim que funciona a mentalidade bolsonarista?

Leia também: O Orvil e o Brasil Paralelo

2 comentários:

  1. Tomara existisse mesmo uma ameaça vermelha, ou melhor, uma ação vermelha. Acho que vi em algum lugar a similitude entre as palavras Orvil e Olavo, se Orvil é livro invertido, Olavo é intelectual invertido, ou seja, poços de ignorância contra o saber.

    ResponderExcluir