Doses maiores

24 de fevereiro de 2021

O anticomunismo paranoico vem de longa data

Em notícia recente, Marcelo Mesquita, conselheiro da Petrobrás, criticou a troca do presidente da estatal determinada por Jair Bolsonaro. Segundo ele, a decisão mostraria que Bolsonaro “é comunista, assim como o PT...”.

Em seu livro “Guerra cultural e retórica do ódio”, João Cezar de Castro Rocha traz a seguinte postagem de Olavo de Carvalho, feita em setembro de 2020:

Bolsonaro cure-se dessa sua CEGUEIRA. Não vê que estão usando você como “camuflagem” conservadora de uma ditadura comunista?

Esse tipo de delírio é produto de uma grave paranoia anticomunista disseminada pelo livro Orvil nos meios militares e por Olavo de Carvalho, entre os civis. Mas há antecedentes mais antigos.

Em 1937, o capitão Olímpio Mourão Filho forjou um dossiê contendo denúncias de que os comunistas planejavam tomar o poder no Brasil. Era o Plano Cohen. A fraude chegou às mãos de Getúlio Vargas, que a utilizou como pretexto para instalar a ditadura do Estado Novo.

Vargas aproveitou-se de um forte sentimento anticomunista presente entre os militares desde 1935, data de uma tentativa de tomada do poder pelo Partido Comunista. O movimento pretendia tomar o controle de alguns quartéis estratégicos e fracassou completamente. Seus organizadores foram mortos ou barbaramente torturados. Mas a versão que prevaleceu foi a de que vários soldados foram mortos enquanto dormiam nas casernas.

Mas que ameaça comunista restaria após o fim da União Soviética? Ora, não se deixe enganar, diz Rocha. “Qual a melhor forma de difundir o comunismo em todo o mundo sem que ninguém perceba o que está acontecendo? Ora, acabando com a URSS!”

E a alucinada embarcação segue seu curso...

Leia também: O olavismo, entre o analfabetismo ideológico e a idiotia erudita

3 comentários:

  1. Como a gente sempre ouve, tomara o comunismo fosse esse inimigo terrível que a direita pinta. Mas sabemos que o comunismo que eles pintam serve como um inimigo extraterrestre pior que o do Orson Wells no seu programa de rádio.

    ResponderExcluir