Doses maiores

26 de setembro de 2018

Nosso primeiro governante eleito foi um padre

Em 1831, D. Pedro I abdicou. Seu filho não podia assumir o trono por ser menor de idade. Começava o chamado “Período das Regências”. Vieram os regentes.

Um deles seria o primeiro governante eleito do Brasil, conta Jorge Caldeira em “História da riqueza no Brasil”. Em 7 de abril de 1835, o escolhido pelo voto popular foi o padre Diogo Antônio Feijó.

Segundo Caldeira, esse “homem que não queria privilégios nem foros especiais de fidalguia”, iniciou sua carreira política no primeiro parlamento brasileiro.

Entre seus projetos como deputado, estava o fim do celibato dos padres, por se tratar de assunto da competência das leis vigentes, e não pertinente à esfera das decisões religiosas.

Como regente, uma de suas decisões mais importantes foi a nacionalização das forças de segurança nas vilas, criando a Guarda Nacional “sob comando de cidadãos”.

Em 1837, viu-se obrigado a renunciar ao perder a maioria do parlamento. Mas deixou herança, diz Caldeira:

O Código Criminal e o Código de Processo ampliavam os poderes dos juízes locais eleitos, criavam o tribunal do júri, instituíam o instituto do habeas corpus e proibiram as “prisões de potência” que tanto horrorizavam Feijó. Ambos se baseavam nos princípios jurídicos iluministas da presunção de inocência, do fim das prisões arbitrárias e numa legislação que previa penas iguais para ricos e pobres (além de não supor uma nobreza à parte).

O país só voltaria a eleger um governante 58 anos depois, com Prudente de Morais.

Feijó nunca chegou perto de ser um revolucionário. Mas se vivesse em nossos tristes dias, certamente, muitos o acusariam de ser mais um “vermelhinho”.

Leia também: Atos arbitrários do primeiro governante do país

Nenhum comentário:

Postar um comentário