Doses maiores

20 de julho de 2022

A graça e a graça da Bíblia

“Deus está decepcionado com você”, ou “God Is Disappointed In You”, é o título de um livro de Mark Russell, sem tradução do inglês. O autor procurou resumir a Bíblia em menos de 300 páginas, fazendo uma compilação engraçada e meio blasfema do livro sagrado da tradição judaico-cristã.

Russell compara a Bíblia àquele hot-dog cheio de molhos estranhos que nunca sabemos exatamente do que são feitos. Sua pretensão seria revelar alguns de seus ingredientes. Ou nas palavras dele:

Se você quer rejeitar a Bíblia como superstição antiga ou digeri-la como a palavra sagrada de Deus, problema seu. Eu só pensei que você gostaria de saber o que realmente está no hot-dog.

Para ter uma ideia, vejamos como o autor inicia sua leitura do Gênesis:

Deus criou a raça humana para ser seus animais de estimação. Como dono de um animal de estimação principiante, Deus sabiamente escolheu começar devagar, criando apenas duas pessoas: Adão e Eva. Mas, muito parecido com os jacarés bebês, eles provaram ser animais de estimação terríveis e, assim, foram jogados no esgoto, onde se propagaram, até que os esgotos estivessem transbordando de humanos selvagens, assobiando e cuspindo, fornicando e adorando ídolos. Então, Deus resolveu lavar e enxaguar toda a raça humana com um dilúvio...

Quando se multiplicam fanáticos que usam a Bíblia para defender as piores barbaridades, uma versão bem humorada cai bem. Mas se o tom é ácido na abordagem do Velho Testamento, a interpretação dos evangelhos respeita o espírito solidário dos ensinamentos cristãos.

Em breve, mais trechos deste livro que mostra que o sagrado precisa tanto da graça como de graça.

Lei também: A redução da maioridade e o culto a Herodes

4 comentários:

  1. A diferença entre o número de exemplares vendidos da Bíblia e
    o livro do Mark Russel, será
    motivo de muita graça, também!!
    A Bíblia é imbatível.

    ResponderExcluir
  2. Gostei de utilização dos significados para a palavra homônima graça. Tem mais um quando falamos que algo é barato, quase de graça. Lembrei do jornal que fizermos que se chamava Grifo: 1a pessoa do singular do verbo grifar, grifo ferramenta e grifo criatura lendária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Grifo foi um achado mesmo. Em 2006 eu e outros camaradas tentamos criar um jornal que tinha um nome bom também: Levante

      Excluir