Doses maiores

22 de julho de 2022

As imprevisíveis transformações na ordem mundial

A nova ordem mundial está cada vez mais parecida com seu modelo original criado pela Paz de Westfália de 1648. A grande diferença é que agora esse sistema incorporou definitivamente a China, a Rússia, a Índia e mais outros 180 países, e não terá mais uma potência ou região do mundo que seja hegemônica e defina unilateralmente suas regras.

As palavras acima são de um recente artigo de José Luís Fiori, especialista em geopolítica e autor do livro “A Síndrome de Babel”, entre outros.

O texto merece ser lido. Contêm muitos elementos para entender o que está em jogo no conflito envolvendo Ucrânia e Rússia, com consequências muito importantes para ordem mundial.

A começar pela situação de impasse que pode levar a guerra a durar por muito tempo.

De um lado, a derrocada econômica da Rússia devido às sanções econômicas impostas pelo “ocidente” não dá sinais de acontecer no nível esperado. De outro, o conflito está desmantelando a União Europeia e evidenciando as enormes dificuldades dos Estados Unidos para manter seu papel de potência hegemônica absoluta.

Além disso, vai se consolidando uma aliança e uma integração “de largo fôlego” entre Rússia, China e Índia. Países cada vez mais estratégicos no cenário geopolítico mundial.

Por fim, Fiori afirma que fica escancarado o fato de que:

“capital financeiro globalizado” tem dono, obedece a ordens e pertence à categoria das “tecnologias duais”: pode ser usado para acumular riqueza, mas também pode ser usado como arma de guerra.

O fato é que tudo indica que as relações internacionais se tornarão ainda mais complexas e imprevisíveis os seus desdobramentos.

Leia também: Mais turbulências lá fora, mais fumaça por aqui

2 comentários:

  1. Pois é, pelo que parece a Rússia não queria uma guerra de tiro curto, todo esse imbróglio acabou nas costas dos Estado Unidos e Europa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a Rússia também queria uma guerra mais curta, tanto quanto o outro lado. Mas o conflito assumiu um peso geopolítico inesperado e tudo se complicou. Mas aparentemente os mais confusos quanto a como agir são os EUA e seus aliados

      Excluir