Doses maiores

25 de julho de 2022

Lições de moral, tolerância e paz da Bíblia

Mais pérolas do livro “Deus está decepcionado com você”, ou “God Is Disappointed In You”, em que Mark Russell dá uma versão muito pessoal da Bíblia.

Comentando “Levíticos”, por exemplo, ele imaginou o seguinte “memorando”:

Para: Os filhos de Israel
De: Moisés
Ref: Algumas Novas Regras

Durante nosso encontro no Monte Sinai, Deus me transmitiu 613 regras fáceis de seguir. Deus também determinou várias penalidades por quebrar essas leis, a maioria das quais são bastante desagradáveis e, francamente, complicadas. Por exemplo, se um casal comete adultério à moda antiga, ambos devem ser mortos. Mas se um cara complica as coisas dormindo com a mãe de sua esposa, então todos os três têm que ser queimados vivos, incluindo a esposa, que pode nem saber o que estava acontecendo.

Já a versão dele para o Segundo Livro de Samuel conta que o rei Davi ao se apaixonar pela Rainha de Betsabá e descobrir que ela era casada, enviou seu marido, um soldado chamado Urias, em uma missão suicida contra o povo amonita. Tendo se livrado dele, David se casou com Betsabá, que logo se tornou sua esposa favorita.

Uma vez coroado rei dos judeus, Davi percebeu que precisava de uma capital para seu reino, onde construiria um palácio e um harém. Havia uma cidade chamada Jebus na fronteira de Israel, que era um lugar perfeito. Então, como seu primeiro ato oficial no cargo, David conquistou a cidade e matou os habitantes locais. Depois de limpar todo o sangue e queimar os cadáveres, batizou sua nova capital com o nome de Jerusalém, que significa “Cidade da Paz”.

Leia também: A graça e a graça da Bíblia

3 comentários:

  1. Essa da esposa traída pela mãe e marido é de lascar.

    ResponderExcluir
  2. https://psicolografia.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. O Papa Francisco foi ao Canadá pedir desculpas pelos abusos que a Igreja Católica cometeu contra povos originários entre o século 19 e meados da década de 1990. Durante esse período, mais de 150 mil crianças indígenas foram separadas de suas famílias e levadas a internatos, onde muitas sofreram violência que levou a cerca de quatro mil a seis mil mortes. O pontífice se reuniu com políticos canadenses, incluindo o primeiro-ministro Justin Trudeau, e indígenas sobreviventes na província de Alberta, a cerca de 100 km da antiga escola residencial de Ermineskin, uma das maiores do país. Estima-se que 60% a 70% dos 130 internatos onde ocorriam os abusos eram geridos pelos católicos, a pedido do governo canadense, que se desculpou há 14 anos e indenizou ex-internos. A Igreja só se desculpou por meio de Francisco em abril, no Vaticano. Ele chegou ao Canadá no domingo para uma visita de seis dias. (O Globo)

    ResponderExcluir