Doses maiores

27 de julho de 2022

Alguns provérbios bíblicos interessantes

O Livro dos Provérbios, da Bíblia, é uma coleção de ditos sábios, escritos principalmente por Salomão. A versão que Mark Russell apresenta dele em “God Is Disappointed In You” (“Deus está decepcionado com você”) é meio avacalhada, mas respeita o sentido original.

Vejamos alguns exemplos:

Não durma com a esposa de outro homem. Uma prostituta só lhe custará o preço de um pão, mas se dormir com a mulher de outro cara, você terá que olhar por cima do ombro pelo resto da vida.

Nunca perca uma boa oportunidade de calar a boca. Caras inteligentes não sentem a necessidade de tagarelar o tempo todo. Caras burros só são confundidos com inteligentes quando não estão falando.

O dinheiro é como um pássaro: quando você pensa que vai pegá-lo, ele voa para longe, fazendo você parecer um idiota enquanto pula atrás dele.

Se você é rico ou poderoso, não beba demais. Isso o tornará preguiçoso, depressivo e insignificante. Se, por outro lado, você é miserável ou está morrendo... beba.

No livro Eclesiastes há mais ditados atribuídos a Salomão. É o caso deste: “Melhor ser condenado por um sábio do que elogiado por idiotas”.

Os provérbios acima talvez sejam engraçados. Mas o último tem seu valor:

Só porque a vida é inútil, não significa que você pode ficar sentado o dia todo reclamando. Tem muito trabalho a ser feito. Você ainda deve ajudar os oprimidos, cuidar dos abandonados e fazer o outro feliz, se puder. Só porque não há sentido em nada disso não significa que não seja a coisa certa a fazer.

Tá na Bíblia. Então, tá certo.

Leia também: Lições de moral, tolerância e paz da Bíblia

3 comentários:

  1. Você fala de versão escrachada, como está no original? Gostei muito dos ditados, escrachado ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí, carece de fazer uma pesquisa no texto "sagrado" original. Mas com certeza não tem coisas como "caras burros", "idiota" ou o "preço" de uma prostituta.

      Excluir
  2. Vou contribuir com uma versão " humorada" apresentada por mim, de um provérbio ( frase)
    do Mark Russell. Afinal, o humor é multifacetado:
    " Ninguém fica de bom humor , quando vê um desenho do Mark Russell na televisão "

    A versão original está disponível na Internet.

    ResponderExcluir