Doses maiores

28 de julho de 2022

Junho de 2013: os erros do PT

Em seu livro “Do transe à vertigem”, Rodrigo Nunes destaca a desastrosa forma como o PT respondeu às manifestações de junho de 2013. “Com uma mão”, diz ele, o partido:

...pactuava a reestabilização do sistema político com as forças à sua direita; com a outra, chantageava a esquerda acusando tudo que não fosse apoio incondicional de “fazer o jogo” da oposição. O objetivo dessa operação de fechamento do espaço que havia sido aberto era claro: reconduzir a realidade pós-2013 às coordenadas políticas que Junho embaralhara, forçando o retorno a uma situação em que a única polarização existente, logo a única escolha possível, era entre o PT e os partidos tradicionais de direita.

Segundo Nunes, essa estratégia continha dois grandes erros: “associar ainda mais a imagem do partido ao establishment e deixar a pista livre para que a extrema direita se apresentasse como legítima depositária dos desejos antissistema”.

“Desse modo, continua ele, o impeachment foi a expressão de uma polarização assimétrica entre uma oposição rumando para a direita e um PT cada vez mais alinhado ao centro. Tal polarização acabou distorcendo e falseando o real antagonismo entre a elite econômica, que se preparava para transferir os custos da crise integralmente aos mais pobres, e uma classe trabalhadora cujos interesses não eram defendidos naquele momento por ninguém”.

E conclui:

Dilma não caiu por prometer medidas radicais, mas porque a elite viu na conjunção da crise econômica com a desmoralização do PT uma oportunidade histórica para “recontratar” o “contrato social da redemocratização” unilateralmente, sem precisar negociar com a esquerda, os movimentos sociais ou a classe trabalhadora.

Difícil discordar.

Leia também: Modernidade tecnológica e arcaísmo social

4 comentários:

  1. Olá. 2013 foi, com todos os problemas que fez apontar para o partido instituído no comando central do país, também uma oportunidade de ele se aliar à vontade popular. 2013 levantou a bola. Mas o único que se ouviu foi "Levem-me a seu líder", o que remete à piadas sobre ETs chegando à Terra.

    ResponderExcluir