Doses maiores

9 de agosto de 2022

O Senhor dos Exércitos e seus profetas rabugentos

Jeremias é mais um profeta do Antigo Testamento da Bíblia citado por Mark Russell em seu livro “God Is Disappointed In You” (“Deus está decepcionado com você”).

Segundo Russell, Jeremias ficava na rua e gritava com riqueza de detalhes como o Reino de Judá seria invadido pelos babilônios, como cadáveres encheriam os campos feito estrume de vaca e como todos que eles conheciam logo seriam mortos ou escravizados. Seus sermões não eram exatamente para agradar a multidão.

Jeremias odiava ser profeta. Certamente, porque era o homem mais odiado em Judá. Mas toda essa impopularidade não o tornava menos certo. Os babilônios realmente invadiram o Reino de Judá, esmagaram seus exércitos e escravizaram seu povo.

Outro profeta dos primeiros livros da Bíblia é Sofonias. Por ele, Deus mandava recados do tipo:

Estou guardando minha pior vingança para você, meu “povo escolhido“, porque você está sempre me traindo. E não é apenas o povo de Israel que precisa se preocupar. Também os filisteus, moabitas, etíopes, assírios...

Só não entendo por que temos que continuar passando por tudo isso, dizia Sofonias em nome de Deus. Se vocês, seres humanos, não fossem tão terríveis, eu cuidaria de vocês como antigamente. Mas quem sabe, alguns terremotos e ataques de raios chamem sua atenção. Só espero que quando eu terminar com toda essa matança, possamos ficar numa boa. Eu realmente queria que vocês gostassem de mim.

Talvez, os trechos acima expliquem porque muitos cristãos truculentos se inspirem em certas passagens do Antigo Testamento e adotem apenas um dos apelidos de Deus na Bíblia: o Senhor dos Exércitos.

Leia também: Um profeta muito irado

Nenhum comentário:

Postar um comentário