Doses maiores

24 de agosto de 2022

Sobre ricos, intelectuais e camelos na Bíblia

Mais relatos do livro “God Is Disappointed In You” (“Deus está decepcionado com você”), de Mark Russell. Novamente retirados do Evangelho de Mateus.

Um homem, ouvindo Jesus falar, se aproximou e perguntou: “O que preciso fazer para entrar no Reino de Deus?”. Para começar, você deveria vender tudo e me seguir!” "Tudo? Eu não sei, Jesus. Quero dizer, meu patrimônio está realmente explodindo... Ei, aquilo é um bode de duas cabeças?” Quando Jesus se virou para olhar, o rico saiu de fininho.

"Viram só?" Jesus disse aos seus discípulos, rindo: “É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”.

Em outra ocasião, um grupo de intelectuais aristocratas chamados saduceus ficou incomodado em ver aquele caipira grosseiro recebendo o tratamento de rock star. Para provocá-lo, um deles perguntou: “Digamos que o marido de uma mulher morra e ela se case novamente. Quando todos se encontrarem no céu, de quem ela será esposa?”.

“Mas esse é realmente o seu grande argumento? Que o céu não pode ser real porque Deus não conseguiu organizar a papelada? Vocês não passam de um bando de hipócritas! Você fala comigo sobre a palavra de Deus e o melhor que pode fazer é tentar me testar com um detalhe técnico? Você não tem amor, nem compreensão, tudo que você tem é a lei. Mas você segue as leis de Deus enquanto ignora seus mandamentos. Você é como alguém que morre de nojo de uma mosca morta em um copo d’água, mas ignora que há um camelo morto no fundo do poço.”

2 comentários:

  1. Muitas parábolas e confusões. Jesus mandou vender e não entregar, portanto ele poderia continuar sendo rico e seguir Jesus. Brincadeira, tá? A parábola do rico e os camelos é bem conhecida, e acho que dá para encarar. Agora essa dos intelectuais que não conhecia, falar em "detalhes técnicos", aí Jesus mandou mal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os "detalhes técnicos" são por conta da versão do Russell. Acho...

      Excluir