Doses maiores

16 de agosto de 2022

Faça caridade sem ostentação

Mais trechos do livro “God Is Disappointed In You” (“Deus está decepcionado com você”), no qual Mark Russell pretende resumir a Bíblia em menos de 300 páginas.

Chegando aos Evangelhos, o autor os introduz desse modo: Centenas de anos se passaram e o Messias, cuja vinda foi prometida durante todo o Antigo Testamento, nunca veio. Enquanto isso, Israel era jogado como uma batata quente de um império para outro. Os persas tomaram Israel dos babilônios e depois o entregou aos gregos, que foram conquistados pelos romanos.

Messias fracassados iam e vinham. Alguém começava a falar alto e liderava uma revolta até que os romanos a esmagasse impiedosamente. Depois, penduravam os pretendentes a messias em cruzes colocadas nas estradas, onde serviriam como outdoors humanos, lembrando a quem passasse que era melhor permanecer leal ao Império Romano. Então, os judeus começaram a se perguntar se o verdadeiro Messias alguma vez viria, e, se o fizesse, poderia evitar se tornar um outdoor humano.

Foi nesse mundo que nasceu um bebê chamado Jesus. Os Evangelhos relatam sua vida e ensinamentos. O primeiro desses relatos é o de Mateus, do qual merece destaque o seguinte trecho:

“Quando você doar aos necessitados, faça isso porque é uma pessoa decente e atenciosa, não porque há uma multidão assistindo”, disse Jesus. “Eu vejo esses caras no mercado que fazem um grande show dando moedas para um cego e penso, ‘Merda, por que não trouxe uma banda de música junto com você?’. É quando ninguém está olhando que Deus presta atenção em nós”.

Em uma próxima pílula, mais ensinamentos do evangelho de Mateus.

Leia também: O Senhor dos Exércitos e seus profetas rabugentos

3 comentários:

  1. Penso ser preferível fazer "caridade sem ostentação". Mas acho melhor fazer "caridade com ostentação" do que não fazer caridade. Penso que a "ostentação incomoda muita gente que não faz nenhum tipo de caridade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser, mas não é o que Jesus pensava. Pelo menos, na versão do Mateus.

      Excluir
    2. " quando der com a mão direita não precisa q a esquerda saiba"

      Excluir