Doses maiores

4 de agosto de 2022

Um profeta muito irado

Deus está vindo e não parece muito feliz. Vem derretendo montanhas e rasgando vales, e se pegar vocês com algum outro deus, alguma coisa vai ser esmagada. E quando Deus começa a esmagar, ninguém fica feliz. Samaria e Jerusalém serão reduzidas a escombros. Seus filhos serão vendidos como escravos. Seus cabelos vão cair. Não é uma visão muito agradável, certo?

Não me entendam mal, eu amo nossa terra. Realmente amo. Mas não posso mais ignorar o que vocês andam aprontando. Não sou daqueles profetas que faz previsões doces. Se eu quisesse ser amado, profetizaria a distribuição de vinho grátis. Mas vocês precisam saber sobre a ira divina, mesmo que me odeiem por isso.

Talvez o maior problema é que vocês pensam em Deus como alguém a ser subornado. Mas ele não precisa de mais carne de javali ou óleo de lamparina. 

Na verdade, Deus quer apenas três coisas de vocês. Estão ouvindo? Aqui está a religião judaica em poucas palavras: 1) Construir uma sociedade justa onde os ricos e poderosos não tratem o resto de nós como gado. 2) Seja humilde. Você nunca é tão santo que não possa melhorar um pouco. E, finalmente, 3) Por tudo o que é sagrado, ajudem-se de vez em quando. Vocês não entendem? Estamos aqui na Terra para tornar a vida melhor uns para os outros.

As palavras acima são do profeta bíblico Miquéias, segundo a interpretação de Mark Russell no livro “God Is Disappointed In You” (“Deus está decepcionado com você”).

Ele não está entre os profetas mais populares do Velho Testamento. Parece que não precisa explicar porquê.

Leia também: Jonas, aquele da baleia, desapontado com Deus

Um comentário: