Doses maiores

5 de novembro de 2024

De quem seria a culpa por um retorno de Trump?

“Não vai acontecer aqui” é um romance, de 1935, do escritor estadunidense Sinclair Lewis. Publicado durante a ascensão do fascismo na Europa, descreve a eleição de um senador fictício para Presidente dos Estados Unidos. Suas promessas de campanha incluíam reformas econômicas e sociais drásticas e o regresso ao patriotismo e aos valores tradicionais. Após a eleição, o novo presidente se torna ditador com a ajuda de uma implacável força paramilitar à semelhança das SS nazistas.

As informações acima são da Wikipédia.

Em 1931, três anos antes da publicação do livro de Lewis, “policiais de Los Angeles cercaram um parque público frequentado por latinos, prenderam 400 pessoas, todos de pele escura, enquanto o mesmo se repetia em hospitais, mercados, igrejas, clubes e associações. Em pouco tempo, mais de 1,8 milhão de mexicanos foram deportados por ordem do governo de Herbert Hoover – 60% com cidadania americana”.

O relato acima é da jornalista Dorrit Harazim. E o trecho abaixo é de um artigo de Vijay Prashad:

Em 1964, o marxista polonês Michał Kalecki escreveu o artigo “O fascismo de nossos tempos”. Nele, Kalecki disse que “embora não aprecie a ideia de grupos fascistas tomarem o poder, a classe dominante como um todo não faz nenhum esforço para suprimi-los e se limita a reprimendas por excesso de zelo”.

Essa atitude persiste até hoje: a classe dominante como um todo não teme a ascensão desses grupos fascistas, mas apenas seu comportamento “excessivo”, enquanto as seções mais reacionárias das grandes empresas apoiam financeiramente esses grupos.

Ou seja, se Trump voltar ao poder, os últimos na fila dos culpados serão os eleitores estadunidenses.

Leia também: Destino Manifesto: a doutrina genocida estadunidense

2 comentários:

  1. Bem, a responsabilidade e /ou culpa, como existe um Colégio Eleitoral que termina por definir o eleito, nunca seria diretamente do eleitor. O mundo que arque com toda essa e com as tantas outras arbitrariedades (Karla)

    ResponderExcluir
  2. A culpa eh da incompetência:

    - Incompetência de Biden em atender às demandas dos americanos, que desejavam - e, claro continuam desejando - melhoras na economia;

    - Incompetência da fraca candidata , q por diversas vezes, apareceu visivelmente nervosa nos debates e entrevistas- patético... p/ quem quer ser presidente;

    - Incompetência do Partido Democrata em perceber rapidamente, q a bruxa candidata, iria perder... perceberam (tardiamente) na reta final. Apelaram então , para cantores(as) renomados e... fracassaram. Pq? Lá, não eh o Brasil! Parabéns aos americanos!!!!

    A propósito, na vida real, Trump não usa farda... mas o líder perigoso da Coreia do Norte, usa!

    ResponderExcluir