Doses maiores

4 de setembro de 2019

Aquecimento global: melhor apostar no pior

É famosa nos meios acadêmicos a chamada Aposta de Pascal, proposta pelo filósofo do século 17, Blaise Pascal. Ela consiste no seguinte:

- se você acredita em Deus e estiver certo, você terá um ganho infinito;
- se você acredita em Deus e estiver errado, você terá uma perda finita;
- se você não acredita em Deus e estiver certo, você terá um ganho finito;
- se você não acredita em Deus e estiver errado, você terá uma perda infinita.

Ou seja, na dúvida, melhor acreditar em Deus.

Essa proposta pascaliana foi utilizada por Alex Callinicos no artigo “Apostando na perda infinita”, ainda sem tradução do inglês.

O texto discute as mobilizações que vêm se espalhando pelo mundo contra as causas do aquecimento global. Entre suas lideranças, estão a jovem sueca Greta Thunberg e o coletivo britânico “Extinction Rebellion”.

Para Callinicos, estes movimentos estão utilizando uma espécie de Aposta de Pascal para ganhar adeptos. Há os que duvidam firmemente do aquecimento global. Equivaleriam à minoria de ateus que desprezam a fé em um ser superior e jamais adotariam a dúvida pascaliana.

Mas no caso do aquecimento global, os descrentes também estão longe de ser maioria. Há muito espaço para o convencimento. Até porque os episódios de desequilíbrio climático são cada vez mais frequentes e terríveis.

Além disso, grande parte dos ativistas desses movimentos é formada por jovens e crianças. E eles estão dizendo claramente: “é nosso futuro que está em jogo. Nossa aposta é alta, mas estamos aqui para ganhar”.

Para Callinicos, a militância de esquerda deveria fazer o mesmo. Apostar firme no calor dessa luta.

Um comentário:

  1. O temor quanto ao desequilíbrio climático vem afetando em especial as gerações mais jovens, e elas é q apresentam a maior margem de esperança na capacidade dos movimentos sociais de massa na pressão em conseguir reverter o grande problema.
    E creio eu também q seria essa a lição q as militâncias de esquerda deveriam assimilar, agir e levar adiante, para dar mais corpo, peso e volume contra a agressividade neoliberal e dos políticos q o apoiam e seguem.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir