Doses maiores

5 de setembro de 2019

Crise climática e caos social

Voltando à questão do aquecimento global, vale destacar uma advertência feita por Jonathan Neale, no artigo “Colapso social e crise climática”, sem tradução do inglês. Segundo esse marxista britânico:

Temos experiências aterrorizantes o suficiente na história moderna para saber como será o "colapso social" causado pelas mudanças climáticas. Considere a metade do século 20, quando sessenta milhões foram mortos.

(...)

Quase nenhum desses horrores foi cometido por pequenos grupos de selvagens vagando entre ruínas. Eles foram cometidos pelos Estados e por movimentos políticos de massa.

A sociedade não se desintegrou. Não se desfez. A sociedade se intensificou. O poder se concentrou, nos dividiu e nos fez matar-nos uns aos outros. Parece razoável supor que o colapso social climático será assim. Mas com cinco vezes mais mortos, se tivermos sorte, e 25 vezes mais, se não tivermos.

Lembre-se disso, porque quando a mudança climática descontrolada chegar a você, onde você mora, ela não virá na forma de alguns motociclistas selvagens cabeludos. Virá com tanques nas ruas e os militares ou os fascistas assumindo o poder.

(...)

Nossos novos governantes atiçarão as chamas de novos racismos. E explicarão por que devemos manter afastadas as hordas de sem-tetos famintos do outro lado do muro. E por que, infelizmente, temos que atirar neles ou deixá-los se afogar.

Ou seja, muito provavelmente, não será um futuro tipo Mad Max. Passaríamos do Assustador Mundo Novo atual para algo como “1984”, de George Orwell. Mais uma vez, será o capitalismo se reciclando às custas da imensa maioria da humanidade.

Antecipar esse cenário já deveria ser um passo para preparar nossa resistência a ele.

Leia também: Aquecimento global: melhor apostar no pior

2 comentários:

  1. A catástrofe humanitária é certamente a consequência mais dramática do desequilíbrio climático devido à atividade antrópica. O q eleva o problema é o fato de a nossa espécie, em termos demográficos, q já atingiu o status de praga, pois aumenta em proporção exponencial consumindo ainda mais os cada vez mais escassos recursos q o planeta pode oferecer.
    Tal catástrofe, centrada na anomia social condicionada pela agudização do 'neoliberalismo fascista', terá o cenário de extrema carestia de recursos de primeira necessidade (alimentos, insumos de saúde e medicamentos), colapso nos serviços públicos essenciais (em especial na saúde) e a explosão da violência racial, cultural e econômica movida pela intolerância, graças ao ódio sacramentado pelo fascismo.
    E, como finaliza a pílula, antecipar esse cenário é a preparação de nova resistência a ele. E q esta resistência deva ser mais efetiva.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir