Doses maiores

13 de janeiro de 2022

Fascismo se combate

O fascismo é um blefe permanente. Em situações “normais” ninguém o leva a sério. Nas crises todos fingem que não o levam a sério. Se está no poder todos fingem que ele não é fascismo. A marcha sobre Roma [de Mussolini] foi um blefe do ponto de vista militar. Uma única ordem e o Exército teria dizimado os fascistas. Mas quem se arriscaria a dá-la? Seria obedecida? O temor coletivo nos leva a normalizar cada bravata, cada ameaça. Quando nos levantamos indignados, eles recuam. Depois retornam mais audazes.

O trecho acima é de Lincoln Secco, historiador e militante marxista. Faz parte do livro “Fascismo: ontem e hoje”, publicado recentemente pela Fundação Perseu Abramo. Organizado por Julian Rodrigues e Fernando Sarti Ferreira, sua leitura é obrigatória para quem está na obrigatória luta antifascista.

Traz um didático resgate histórico do fascismo na Itália, Alemanha, Japão, Portugal, Espanha e Brasil. Em sua parte mais teórica, destacam-se os textos de Secco, com ajuda de contribuições feitas pelos antifascistas mais combativos do movimento socialista mundial como Gramsci, Togliati, Trotsky e Reich.

Em outro trecho, Lincoln afirma:

Os fascistas agem no senso comum sem jamais alçar a esfera da Filosofia. Por isso não pode haver um debate com um fascista na mesma medida em que pode existir um entre socialistas e liberais. Grandes pensadores podiam aderir ao nazismo, mas não concorreram para transformá-lo em uma filosofia; ao contrário, só conseguiram se revelar pessoas degeneradas e imbecis durante a vigência do regime fascista.

Ou seja, debater o fascismo sem combatê-lo é rebaixar-se ao nível de sua imbecilidade e degeneração. E assegurar sua vitória.

Leia também: Antifascismo cotidiano e anticapitalismo radical

2 comentários:

  1. Sinceridade, no primeiro parágrafo cheguei a rir porque parece que o fascismo "não existe". E no fim lembrei do livro da Marcia Tiburi, "Como conversar com um fascista". Parece que não tem jeito mesmo.

    ResponderExcluir