Doses maiores

31 de janeiro de 2022

A China preocupada com o capitalismo digital

Em 23/01/2022, a Revista e-government do governo chinês publicou o artigo “Ganhando 1 bilhão por dia, como os gigantes da Internet extraem valor residual digital?”, do professor He Zhe, da Escola Central do Partido Comunista Chinês.

Em um trecho do texto, ele diz:

Na era industrial, pode levar décadas ou mesmo centenas de anos de trabalho árduo e acumulação de longo prazo para que um empresário comum se torne o homem mais rico (seja em um país ou no mundo), como Rockefeller, Carnegie, etc. Mas na era da economia digital, o efeito de agregação de capital em grande escala e a rápida expansão replicável da economia de dados podem permitir que um empreendedor tenha dezenas de bilhões ou centenas de bilhões de riqueza em um período muito curto de tempo (dentro de uns poucos anos). Isso significa que o efeito de aglomeração de capital na era da economia digital será mais evidente, o que pode levar a um resultado inevitável, ou seja, na era da economia digital, poderá ocorrer uma polarização mais grave, levando a uma série de consequências graves da polarização das classes sociais.

O texto é muito interessante, pois mostra como o pensamento oficial chinês está preocupado com as contradições do funcionamento do capital. A leitura atenta deixa claro, no entanto, que o objetivo maior é como fazer com que o sistema funcione sem os solavancos e crises para os quais a “governança” ocidental vem irresponsavelmente dando pouca atenção. Ou seja, o governo chinês está seriamente comprometido com a salvação do capital.

O artigo está aqui, em chinês, com conversão automática para o português.

Leia também: Revolução Chinesa e revolução permanente desviada

2 comentários:

  1. Muito interessante e verdadeiro mesmo. Pelo texto citado eu só consigo concluir que professor He Zhe fez uma boa análise do capital na sua era digital.

    ResponderExcluir