Doses maiores

22 de março de 2024

No peito dos cristãos, pode bater um coração revolucionário

Christina Vital da Cunha, professora da UFF e autora do livro “Oração de traficante: uma etnografia” publicou um artigo no portal da Unisinos sobre a teologia do domínio, essa perigosa ameaça da extrema direita teocrática contra a democracia. Mas no final do texto, ela faz uma ressalva:

...vem crescendo no Brasil aqueles evangélicos críticos desta extrema direita, da politização das igrejas. Esses evangélicos críticos não defendem todas as bandeiras progressistas, mas são mais afinados com a defesa da justiça social, missão deixada por Jesus Cristo, do que com os interesses dos chamados “coronéis da fé”. Há ainda uma esquerda evangélica diversificada internamente e que se reúne em algumas denominações e comunidades, afastados da vida eclesiástica, mas com vigor na fé. Dado o crescimento evangélico na sociedade como um todo, em especial em suas bases, observaremos cada vez mais essa face evangélica na esquerda popular, engajada ou não em partidos, mas sempre em defesa da democracia e diversidade. As forças democráticas liberais ou de esquerda, acadêmicos em suas pesquisas, partidos em suas convenções, vão precisar considerar cada vez mais esses atores sociais em suas investigações e/ou ações políticas.

Lênin assinaria embaixo, uma vez que ele não cansava de alertar para a necessidade de prestar atenção às contradições presentes nos meios populares. Na época dele, o setor social mais conservador era o camponês. Mas isso não impediu que a Revolução de 1917 ocorresse graças à unidade operário-camponesa.

Lênin costumava dizer que no peito de um rude camponês pode bater um coração revolucionário. No íntimo de muitos cristãos também.

As doses diárias das pílulas ficarão suspensas até maio.

Leia também:
Fé e fuzil: espiritualidade, religião e emancipação humana
Aprendendo com Lênin a aprender com os camponeses

2 comentários:

  1. Ai, ai, sei lá. Um coração rude é bem diferente de uma cabeça feita. Seria uma ideia de comer por dentro buscando uma ala progressista entre os evangélicos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, lembro que você foi um que me ensinou que as contradições de classe penetram todas as esferas sociais. Então, surgem setores progressistas e de esquerda nos mais variados lugares. Tem até burguês de esquerda né? A questão onde isso pode levar a algum avanço. Aí, acho que tem que ser nas camadas populares e de trabalhadores. Assim como surgiram lutadores revolucionários entre os mujiques, pode surgir entre evangélicos e cristãos em geral. A própria teologia da libertação fez aparecerem figuras muito combativas entre os católicos, certo? Não é nada fácil, mas é possível e acho que acaba sendo fundamental aproveitar o máximo que for possível essas brechas ideológicas. Abraço!

      Excluir