Doses maiores

16 de março de 2020

Coronavírus-19: os maiores transmissores

Por enquanto, a mortalidade causada pelo coronavírus-19 é baixa. Limita-se a idosos e pessoas com problemas respiratórios. Mas sua letalidade indireta pode se revelar enorme em pouco tempo.

Em seu atual estágio, o novo vírus mata pouco e desorganiza muito. Em uma economia que globaliza cada vez mais as relações mercantis, mas concentra fortemente lucros e bem-estar, isso pode ter dimensões apocalípticas para a grande maioria.

A globalização facilitou muito a disseminação de doenças. Ao mesmo tempo, seu caráter neoliberal desmontou as já precárias redes de proteção social mundo à fora. Os dispositivos de segurança sanitária estão limitados a minorias cada vez menores.

Outro efeito extremamente nocivo são as crescentes restrições ao direito de circulação e de reunião. Elas podem ser mortais para a esquerda anticapitalista, que fica sem oxigênio quando não consegue estar presente nas ruas e em suas entidades de luta.

Manifestações canceladas, reuniões inviabilizadas, relações fragmentadas. Condições ideias para o funcionamento ainda mais eficiente e massacrante dos aparelhos de dominação e repressão.

Tudo isso para não falar da proximidade de mais um surto da crise de 2008. Naquele ano, o sintoma da doença capitalista se manifestou no mercado imobiliário. Por mais complicada que fosse sua explicação, enxergava-se sua origem em atividades humanas condenáveis.

O sintoma atual da falência capitalista tem uma procedência mais opaca. É a forma como a sociedade capitalista está organizada: criação animal concentrada, desmatamento, falta de saneamento, aglomerações urbanas extremamente adensadas...

A doença continua a ser o capitalismo, mas seus defensores pretendem escondê-la por trás de fatores aleatórios ou forças divinas. Os maiores transmissores do vírus estão no poder.

Leia também:

Por trás da mutação subprime/coronavírus, o capitalismo em crise
A peste branca mata índios há séculos

4 comentários:

  1. Não tinha pensado ainda sobre a necessidade dos movimentos sociais se reunirem. Já estava difícil, agora ficou impossível. Estava ansioso para ver o que iriamos conseguir reunir no dia 18. E para ser franco, ver o que iria acontecer no dia 15 também. Estamos sem respostas. Estamos sem comunicação direta. Um apocalipse que não revela a face do verdadeiro responsável pelas catástrofes da humanidade. Até quando vamos viver uma sociedade fetichizada, onde os responsáveis posam de prudentes, bonzinhos e responsáveis, escondendo mais uma vez a sua verdadeira face. Bjs amigo e camarada. Bom texto.

    ResponderExcluir
  2. Sim, já estava difícil porque até íamos pra rua, mas meio numas de performance, carnaval, encontro etc. Pouco saldo organizativo. Agora, então... Tá difícil ser otimista. Obrigado. Beijo

    ResponderExcluir