Doses maiores

13 de março de 2020

Itália, 1924. Brasil, 2020: a esquerda paralisada

Giacomo Matteotti era um traidor de sua classe. Filho da burguesia agrária italiana, foi um respeitado parlamentar socialista. Politicamente moderado, ajudou a fundar o Partido Socialista Reformista em 1922, após abandonar o Partido Socialista.

Ainda assim, demonstrava enorme coragem pessoal e compromisso com a democracia. Alvo do ódio da extrema-direita, por duas vezes, pelo menos, quase foi linchado ao ser reconhecido por hordas fascistas na rua.

Em maio de 1924, fez um duro discurso contra o governo Mussolini diante de um parlamento acovardado. Despertou a ira do “Duce”. Em junho, em plena luz do dia, capangas fascistas sequestram Matteotti. Seu corpo seria encontrado dois meses depois. Havia sido morto a pauladas. Tinha 39 anos.

A comoção é grande. Até setores fascistas desaprovam o ocorrido. A crise ameaça derrubar o governo. Tudo indica que Mussolini foi o mandante. No entanto, como mostra o livro “M, O Filho do Século”, de Antonio Scurati, um discurso do líder fascista diz tudo sobre a situação da esquerda italiana naquele momento.

Nesse pronunciamento feito durante o Grande Conselho do Fascismo, em 22 de julho de 1924, Mussolini diz:

Afinal, o que as oposições estão fazendo? Eles fazem greves gerais ou parciais? Alguma manifestação de rua? Ou tentativas de revolta armada? Nada disso. As oposições conduzem uma controvérsia puramente jornalística. Eles não podem fazer mais nada.

Infelizmente, Mussolini estava certo. E ao sobreviver à crise, novamente fortalecido, consegue aprovar uma lei eleitoral que viria garantir a seu partido ampla maioria parlamentar nas eleições seguintes.

É leviano traçar paralelos entre situações tão diferentes. Mas amanhã completam-se dois anos da morte de Marielle Franco.

Leia também: Itália, 1920: os socialistas vacilam. Os fascistas, não

4 comentários:

  1. Sergio, estou lendo o livro "O jovem Marx e outros escritos de filosofia", uma coletânea de escritos de Lukács selecionados e traduzidos pelo Carlos Nelson Coutinho e José Paulo Netto. Abre esse livo o primeiro escrito "A concepção aristocrática e concepção democrática de mundo". Olha só o que o Lukács escreve no segundo parágrafo: "Essa situação pode ser resumida brevemente: o poderio militar do fascismo foi aniquilado na guerra. No entanto, o desenvolvimento posterior ao fim da guerra mostra a destruição política, organizativa e, sobretudo, ideológica do fascismo é bem mais lenta e difícil do que muitos pensavam". O escrito de Lukács deve remontar o final da Segunda Guerra Mundial (não achei a data exata do escrito no livro) e a coletânea é de 2007. Ou seja, tudo antes ou muito antes dos tempos atuais. Engraçado como a gente pensa que o retorno do fascismo é uma coisa atual. Não, muito não, ele existe enquanto pensamento da humanidade, até muito antes do fascismo (bom estudar por quê). O que este fez foi se apropriar deste pensamento, sistematizar e aplicar. É o que acontece novamente. Digo tudo isso porque você diz que as situações são diferentes (sem discordância, de fato são, e precisa entender suas particularidades), mas a raiz desse pensamento vem de muito antes. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizem que Hannah Arendt afirmou uma vez que foi Hitler que perdeu a guerra, não o fascismo. Afinal porque os vencedores iriam jogar fora toda a "tecnologia" autoritária construída por Mussolini e Hitler se podiam fazer uso dela, ainda que de modo menos ostensivo? Mas claro que há muitas diferenças entre a situação italiana dos anos 20 e a nossa atualmente. Não vivemos, por exemplo, uma onda de greves e ocupações de fábricas recentemente, como aconteceu na Itália. Nem há a sombra de uma grande revolução como a russa. Além de muitos outras coisas. Mas nada disso nos serve de consolo. Ao contrário, estamos em muito pior situação. Beijo

      Excluir