Doses maiores

18 de março de 2020

Coronavírus-19: o que mais está sendo incubado?

Raquel Varela é uma historiadora portuguesa muito combativa. Em seu blog, publicou uma nota importante sobre uma proposta em discussão em Portugal:

...declarar-se o Estado de emergência é um grave erro, vamos arrepender-nos se o permitirmos. Nós já suspendemos, contra o Governo, a circulação e o contacto, as ruas estão vazias, deprimentemente vazias. As lojas e restaurantes fecham porque não há clientes. Nem nas praias nos aglomerámos (...), nem nos jardins, nem nos passeios, todos estão afastados de todos. Tristes mas seriamente afastados. O que precisamos é que fechem os grandes lugares de trabalho não essenciais, e deixem os outros essenciais a laborar protegidos. Não precisamos nem devemos aceitar qualquer suspensão constitucional de direitos, porque a seguir a isto vem uma crise económica, que já estava engendrada, vêm os cortes de salários, mas com proibição de reuniões sindicais, direito de associação, que é isso que significa o Estado de emergência.

E concluiu, alertando:

Todos os sindicatos devem opor-se a isto frontalmente. A Ordem os Advogados, o Ministério Público. Todos os que sabem o que está em jogo, para além do medo. O Estado de emergência é contra as greves, não é contra o COVID.

Ela fala de um país sob um governo de centro-esquerda, reeleito recentemente após rejeitar a austeridade neoliberal como saída para a crise econômica. Este nem de longe é o nosso caso. Além disso, por aqui, nem é preciso decretar um “estado de emergência” para que direitos constitucionais sejam ignorados.

O governo Bolsonaro acaba de publicar portaria autorizando uso de força policial para forçar quarentenas e isolamentos. Algo muito ruim está sendo incubado.

3 comentários:

  1. Muito triste tudo isso...Cada dia rstou mais depressiva, sem expectativas, sem esperanças.O desânimo bateu, e com ele fica só a espera do descanso eterno.
    O Brasil acabou. Triste...muito triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha cara, esperança sempre existe. E ela está ao lado dos de baixo. Sigamos na luta. Abraço

      Excluir