Doses maiores

20 de agosto de 2021

Contra Bolsonaro, vale aliança até com monarquistas?

“Nos Tempos do Imperador” é a mais nova e queridinha novela da Globo. Logo no primeiro capítulo, D. Pedro 2º recebe Solano López, presidente do Paraguai. Viera pedir a mão da princesa Isabel. O imperador nega e o coloca para correr, dizendo: “O Brasil jamais se curvará a um ditador”.

Solano López realmente não prestava. No final da Guerra do Paraguai, recrutava soldados cada vez mais jovens para defender sua ditadura. Até que na batalha de Acosta Ñu, aconteceu um dos mais covardes massacres da história das guerras.

Segundo os historiadores, havia de um lado, 20 mil soldados brasileiros. De outro, 3.500 recrutas paraguaios, entre 9 e 15 anos de idade, além de crianças de 6 a 8 anos, que também integravam os batalhões.

A desigualdade entre os dois exércitos também era armamentista. As armas usadas pelos paraguaios tinham um alcance máximo de 50 metros. Os rifles da cavalaria brasileira atingiam alvos a mais de 500 metros.

Sem falar no fato de que os mais novos não tinham nem força física para empunhar as armas, muito menos nas condições em que estavam, com fome e muitas vezes doentes.

Após 10 horas de luta sangrenta, poucas baixas do lado brasileiro e quase nenhum sobrevivente do lado paraguaio. As crianças, aterrorizadas, choravam, implorando pela própria vida aos soldados brasileiros. Eram imediatamente degoladas.

Segundo os roteiristas da Globo, Pedro 2º só tolerava ditadores de sangue azul. Mas a frase do personagem da novela está sendo interpretada como um recado a Bolsonaro.

Parece que a frente ampla contra Bolsonaro, além da Globo, agora inclui monarquistas.

Leia também: A derrota de Bolsonaro, só as ruas garantem

5 comentários:

  1. Legal, Serginho, essa Pílula pegar um pouco de história do Brasil, Globo, Bolsonaro etc. Penso que tenha uma pegada mais pop (popular).

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Já comentei algumas vezes, mas repito: essas pílulas são muito boas! Grande capacidade de síntese, portanto objetividade e clareza

    ResponderExcluir