Doses maiores

3 de fevereiro de 2022

O homem branco em estado de natureza

Em estado de natureza, “o homem é o lobo do próprio homem”, disse o filósofo Thomas Hobbes, em sua famosa obra “Leviatã”, de 1651.

Segundo David Graeber e David Wengrow, no livro “O Amanhecer de Tudo”, essa ideia prevaleceu por séculos em relação aos chamados povos primitivos. Para os intelectuais vitorianos, por exemplo, a noção de pessoas buscando conscientemente construir uma ordem social mais justa simplesmente não era aplicável antes da era moderna.

Eles afirmavam que os povos “primitivos” eram não apenas incapazes de autoconsciência política, como privados de pensamento totalmente consciente em nível individual. Seriam prisioneiros de uma “mentalidade pré-lógica”.

Em 1608, o padre francês Pierre Biard tentava evangelizar os Mi'kmaq, indígenas da Nova Escócia, atual Canadá. Mas para sua revolta descobriu que os nativos se consideravam melhores que os franceses, pois diziam:

...vocês estão sempre brigando e brigando entre si. Vivemos pacificamente. Vocês são invejosos e estão sempre caluniando uns aos outros. Vocês são ladrões e enganadores. São cobiçosos e não generosos nem gentis. Quanto a nós, se temos um pedaço de pão, o repartimos com o próximo.

Os Mi'kmaq afirmavam constantemente que eram "mais ricos" do que os franceses. Os franceses tinham mais posses materiais, admitiam, mas seu povo tinha bens mais valiosos: tranquilidade, conforto e tempo. E se escandalizaram quando souberam que havia muitos mendigos na França. Diziam que essa falta de caridade entre os brancos deveria envergonhá-los profundamente.

Como afirmam Graeber e Wengrow, é difícil evitar a impressão de que esses ameríndios viam os franceses como uma espécie em permanente estado hobbesiano de “guerra de todos contra todos”.

Leia também: Os iluministas aprendem com intelectuais ameríndios

5 comentários:

  1. Eu consigo encontrar um paralelo com o livro "Enterrem meu coração da curva do rio", onde os povos originário da América também não entendiam o modo de vida dos invasores ingleses.
    Estava vendo agora aquele ciclo de palestras do Safatle onde ele fala o quão é enganoso esse conceito de guerra de todos contra todos.

    ResponderExcluir
  2. Sim, é por aí. Aproveitando, vou colocar o link para o curso do Safatle aqui: https://www.youtube.com/playlist?list=PLoWl11g-tDP5Ne9AwXd59fybxyQMK2ion

    Não vi ainda, mas tenho certeza que vale a pena.

    ResponderExcluir
  3. Continuo acompanhando seus textos, Sérgio! Sempre um enriquecedora leitura!

    ResponderExcluir
  4. Continuo acompanhando seus textos, Sérgio! Sempre um enriquecedora leitura!

    ResponderExcluir