Doses maiores

3 de dezembro de 2018

Os preconceitos raciais de Marx

Em 1862, Marx escreveu o seguinte sobre Ferdinand Lassalle, socialista alemão com quem mantinha relações conflituosas:

...essa mistura de judaísmo e germanismo, de um lado, e o estoque básico de negroide, de outro, devem inevitavelmente dar origem a um produto peculiar. A impertinência do sujeito também é do tipo crioulo.

Comentários vergonhosos como esse, vez ou outra, aparecem nos escritos de Marx. E não só em relação a Lassalle. Mas isso bastaria para caracterizá-lo como racista?

Em primeiro lugar, tais opiniões estão registradas apenas em cartas. A grande maioria delas, dirigidas a Engels, seu melhor amigo e confidente. Ou seja, tinham um caráter muito pessoal e privado. É como se fossem aquelas conversas de boteco em que muita bobagem é dita sem cuidado algum.

Em segundo lugar, não há nada na obra de Marx que justifique discriminações desse tipo. Ao contrário, toda ela é marcada por um constante esforço de desnaturalização das diferenças entre povos e pessoas. Nela não há espaço para hierarquias raciais.

Isso não significa ficar cego ao racismo de alguns de seus pretensos seguidores. Stalin, por exemplo, era antissemita. Mas esta era só uma das muitas traições do ditador soviético em relação às principais concepções marxianas.

Comemorar o bicentenário do nascimento de Marx não significa destacar apenas suas inegáveis qualidades. Ele não era racista, mas podia ceder a preconceitos raciais. E o exame detalhado de sua correspondência pessoal certamente encontrará outras manifestações discriminatórias.

O fato é que Marx foi um grande revolucionário, mas também um homem de seu tempo. Na verdade, de nosso tempo, ainda muito mergulhado em preconceitos e discriminações sociais.

Leia também:

2 comentários:

  1. Super interessante essa reflexão! Nos da base para debater o argumento numa outra perspectiva. Sem negar o preconceito, porém deixando claro seu esforço em combatê-lo, e combatê-lo teoricamente, superando seus próprios preconceitos e limitações!

    ResponderExcluir