Doses maiores

8 de fevereiro de 2019

Sob as patas de Bolsonaro

Na campanha eleitoral, Bolsonaro afirmou que seu governo pretendia voltar ao Brasil de 50 anos atrás. Realmente, as recém-divulgadas propostas de Sérgio Moro para a segurança pública lembram o regime governado pelo AI-5.

A Reforma da Previdência pretendida por Paulo Guedes também remete a meio século atrás. Seu modelo previdenciário é o da ditadura Pinochet, que levou à miséria a grande maioria dos aposentadores chilenos.

Mas há propostas do governo que pretendem atrasar o País uns 80 anos, pelo menos. É o caso da Carteira de Trabalho verde e amarela. Quem optasse por ela, poderia abrir mão de seus direitos trabalhistas.

Voltaríamos aos tempos anteriores ao getulismo. Com direito a tratar as lutas sociais na base das patas de cavalos. Retornaríamos às “políticas públicas” dos tempos da República Velha.

Diante disso tudo, há os que enxergam com esperança algumas divergências surgidas no interior do governo. As mais importantes delas manifestadas pelo vice-presidente.

Mourão, no entanto, é outro saudosista. Não só dos tempos da barbárie do início do século 20, mas do poder fardado e absoluto. Vem bancando uma espécie de “tira bom” diante de Paulo Guedes, o “tira mau”. No meio deles, um presidente “Débi” com vários candidatos a “Lóide”.

Precisamos parar de buscar soluções em conflitos palacianos ou nas contradições das cúpulas parlamentares.

Elas podem e devem ser exploradas pela esquerda. Mas jamais ao custo de continuar a colaborar para a apatia em que se encontram alguns setores importantes das forças populares. Especialmente, o movimento sindical.

Ou rompemos com essa paralisia ou acabaremos nos acostumando a ficar sob patas de cavalos.

Leia também: Quando a barbárie governa

4 comentários:

  1. Isso, exatamente isso que venho vendo e arrepiado. É escolhermos o mal menor. E entre este presidente e o vice, é mais difícil do que foi colocado na época escolher entre Tancredo X Maluf (lembra?). Muito mais.

    Fica melhor para o debate quando a opinião vem direta, como quis te falar. Eu sinto, lógico que tenho dúvidas..rsss.

    ResponderExcluir
  2. Algo que tenho observado é haver, se não estou enganada, um quê de flerte de uma parte da esquerda (e dos eleitores de Bolsonaro que agora percebem o peso da escolha) com Mourão, graças às declarações palatáveis.
    Se tal flerte é verdade, já alerto ser uma atração perigosa - e já tenho alertado vários no próprio facebook, que ao lado do WhatsApp foi uma ferramenta poderosa para definir a eleição "equina" de Bolsonaro.
    Enquanto isso, esperamos dias bem sombrios... feliz passado novo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, como dizia ao Millôr, o Brasil tem um grande passado pela frente.

      Abraço

      Excluir