Doses maiores

13 de março de 2019

Aliança com neoliberais, o cacete!

Em sua coluna de 11/03/2019, na Folha, Celso Rocha de Barros cita o economista estadunidense Brad De Long:

“Barack Obama assumiu a Presidência com o plano de saúde de Mitt Romney, o plano de combate à mudança climática de John McCain, e a política externa de George H.W. Bush”. Romney, McCain e Bush pai sempre foram vistos como republicanos moderados.

Entretanto, pergunta o economista: algum desses moderados disse uma única palavra de apoio a qualquer coisa que Obama tenha feito em oito anos? “No”, conclui, “they fucking did not”.

Segundo o entrevistado, os neoliberais norte-americanos deveriam conversar diretamente com “socialistas” como o senador Bernie Sanders, porque já não há mais uma centro-direita por lá. Os A turma neoliberal moderada dos anos 1990 já era, diz ele.

Barros, por sua vez, afirma que diferente dos Estados Unidos, no Brasil a grande derrotada foi “a esquerda socialista”. Portanto, caberia a ela procurar os moderados do neoliberalismo. Figuras tucanas da linha Pedro Malan ou tucanizadas da espécie Palocci, por exemplo.

Isso porque, diz Barros, nos dois países, é preciso reconstruir o centro, “e a direita não parece interessada em fazê-lo”.

Mas de fato, no Brasil, a direita jamais esteve interessada em construir posições centristas. E, nos raros momentos que o fez, foi sob pressão de lutas radicalizadas travadas pelos de baixo.

Sempre que puderam, “nossas” classes dominantes preferiram adotar medidas ultraconservadoras. Muitas vezes, graças às ilusões da “nossa” esquerda quanto ao respeito delas por leis e justiça social.

Ou seja, traduzindo a proposta do economista estadunidense para o contexto local: Buscar alianças com o centro neoliberal? Porra nenhuma!

Leia também: Do menos pior ao muito ruim, rumo a mais derrotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário