Doses maiores

7 de março de 2019

Brumadinho: quanto Vale trocar vida por lucros?

Quando houve o rompimento de sua barragem em Mariana, as ações da Vale despencaram nas bolsas. Mas a concentração da culpa pela tragédia na Samarco protegeu a mineradora.

Resultado, entre as tragédias de Mariana e Brumadinho, o valor da Vale no mercado acionário passou de R$ 77 bilhões para R$ 297 bilhões.

Quando da tragédia em Brumadinho, as ações da Vale despencaram 24,5% na Bolsa de São Paulo. Na Bolsa de Nova York, caíram 27,5%. Mas, já naquele momento “agentes ligados ao mercado financeiro”:

...apontavam a possibilidade de ganhos futuros. No dia da tragédia em Brumadinho, 25/01, o Bank of America mantinha a indicação de compra das ações da Vale, baseado na expectativa de elevação do preço do minério devido à parada simultânea da Samarco e do Complexo Paraopeba e na existência de capacidade ociosa da Vale.

Ao mesmo tempo, a possível desativação de dez barragens da mineradora sob risco de rompimento reduziria sua produção anual em 10%. Com isso, haveria uma redução da oferta que elevaria o preço do ferro. Combinada ao aumento da extração do Sistema Norte da empresa, previsto para breve, essa redução pode se refletir positivamente no valor acionário da empresa.

As informações acima estão em “É culpa da Vale, dizem especialistas. Mas o que é a Vale?”, artigo de Rodrigo Salles Pereira dos Santos e Bruno Milanez, publicado na Folha, em 03/03/2019.

Diante disso, a resposta à pergunta do título do artigo é óbvia. O que é a Vale se não a lógica cruel do capitalismo em pleno funcionamento. Vidas perdidas e prejuízos ambientais incalculáveis trocadas por gordos lucros acionários.

Leia também: A febre amarela e as barragens do capital

Nenhum comentário:

Postar um comentário