Doses maiores

8 de março de 2019

Dominação masculina sempre houve. Mas pode acabar

Há uma crença generalizada na esquerda de que dominação masculina, machismo, sexismo, nasceram com a sociedade de classes. Antes dela, haveria razoável equilíbrio entre os sexos. Alcançado o fim da sociedade sem classes, portanto, a opressão sobre as mulheres também acabaria.

Esta ideia deve a sua força a alguns escritos de Marx e Engels. Este último, principalmente, já que em “A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado”, ele chega a afirmar que o conflito entre os sexos seria desconhecido “durante toda a pré-história”.

Novos estudos mostram que não é bem assim. Eles estão resumidos num recente livreto de Christophe Darmangeat. O antropólogo marxista francês basicamente conclui que a dominação masculina sempre foi a regra. Na melhor das hipóteses, em algumas sociedades e épocas o desequilíbrio entre os sexos mostrou-se apenas menor.

Ao mesmo tempo, afirma, a ideia de que deve haver uma igualdade entre mulheres e homens somente surgiu sob o capitalismo. Este seria o primeiro sistema econômico em que as características concretas dos produtores de mercadorias, como sua identidade sexual, se fundem e dissolvem, subsistindo apenas a quantidade de trabalho humano que elas encarnam. No capitalismo, dinheiro é dinheiro. Não tem sexo.

“Salário igual para trabalho igual!”. Para Darmangeat, esta reivindicação fundamental das mulheres trabalhadoras exprime essa necessidade histórica da maneira mais clara possível.

Tais desdobramentos, por si mesmos, diz ele, não eliminam a divisão sexual do trabalho. Mas criam as condições para a sua desaparição.

Fazer acontecer é a tarefa que nos cabe. A todas e todos.

A publicação é sintética e muito didática. Pode ser baixada aqui.

Leia também:
O proletariado nasceu mulher

2 comentários:

  1. Sergio! Fim da dominação masculina no capitalismo? Não existiram sociedades matriarcais? Pela lógica só do dinheiro é dinheiro chegaríamos ao fim de qualquer dominação só sobrando a da burguesia. Muito estranho, não concordo. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto não diz que a dominação masculina vai acabar no capitalismo. O capitalismo é que cria as condições para ela acabar do mesmo modo que cria condições para acabar com todo tipo de dominação social. Quanto ao matriarcado, a publicação que recomendo ler afirma que nunca existiu. No máximo, a matrilinearidade, que é muito diferente.

      Excluir