Doses maiores

24 de julho de 2014

Notícias que mendigam suspiros aliviados

Gaza arde há 16 dias, com cerca de 650 palestinos mortos pelas tropas sionistas.

Alguns de nossos maiores gênios literários partiram. O mais recente foi Ariano Suassuna, que foi ao encontro do “único mal irremediável”.

As prisões políticas no Rio e em São Paulo continuam.

Boas notícias, portanto, são raridades. Algumas, porém, conseguem obter os suspiros aliviados que mendigam.

Uma delas está no Globo de 24/07. Renato Grandelle publicou “Florestas comunitárias limitam o aquecimento do planeta”, referindo-se a levantamento de alcance mundial. Segundo a matéria, as “áreas verdes geridas por populações nativas registram índices muito menores de desmatamento”. Na Amazônia brasileira, por exemplo, “o índice de desmatamento em florestas comunitárias ficou abaixo de 1% entre 2000 e 2012”. Fora delas, sob a gerência predatória do agronegócio, as derrubadas chegaram a 7%.

Em 16/06, o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) ocupou as sedes das quatro principais operadoras de celulares do País e da Agência Nacional de Telecomunicações. Eram dois mil manifestantes exigindo da Oi, Tim, Vivo, Claro e da autarquia governamental serviços melhores e ampliação dos investimentos.

O que os Sem-Teto têm a ver com telefonia móvel? Tudo. Sem casa, não há telefonia fixa. E os aparelhos celulares são valiosos para quem ganha a vida como camelô, catador, vendedor domiciliar. Mas, além disso, eles também querem se comunicar com o restante da sociedade. Sabem que uma luta como esta é um ótimo começo.

João Ubaldo partiu pouco antes de Suassuna. Escreveu o belo “Viva o Povo Brasileiro”. Ambos sabiam que se há alguma esperança, ela está entre os que lutam e trabalham no rés do chão social.

2 comentários:

  1. Excelente texto. Vou compartilhar no facebook (citando a fonte), tudo bem?

    ResponderExcluir
  2. Claro que sim, Diego.
    Obrigado pelo apoio e divulgação.
    Abraço

    ResponderExcluir