Doses maiores

17 de outubro de 2019

Google e Amazon de olho nas oportunidades do apocalipse

Imagine, apenas imagine, que setores poderosíssimos do capital mundial consideram irreversível o colapso da humanidade devido a problemas ambientais.

Esses setores estariam, então, fazendo o seguinte cálculo. Já que o fim é inevitável, vamos organizar a fila de salvação, de modo a ficar nos primeiros lugares e ainda lucrar com isso.

Muita teoria da conspiração? Vejamos.

Segundo recente reportagem do jornal britânico“The Guardian”, a Google teria feito doações “substanciais” para alguns dos grupos negacionistas climáticos mais relevantes dos Estados Unidos.

São organizações como Competitive Enterprise Institute, Cato Institute e Heritage Foundation, cuja atuação foi fundamental para que o governo Trump deixasse o Acordo de Paris, que pretende combater o aquecimento global.

O problema é que a Google lamentou publicamente a saída do Acordo. Portanto, aí, tem coisa...

Enquanto isso, outra reportagem afirma que Jeff Bezos, proprietário da Amazon, estaria trabalhando no projeto de um tubo cilíndrico que orbitaria a Terra, abrigando milhões de pessoas. Seria sua alternativa para um planeta que se tornará inabitável para a raça humana num futuro próximo.

Vale lembrar que a Amazon tem mais de 600 mil empregados, com inúmeras e graves denúncias de abusos cometidos contra eles nas enormes instalações da empresa. Será que Bezos não quer fazer o mesmo com grande parte dos milhões que pretende colocar em seus tubos espaciais?

Até agora, havia denúncias de que esses novos capitalistas poderosos estariam construindo suas próprias Arcas de Noé. Mas é pior. Parecem estar ajudando a preparar o dilúvio para nos vender bilhetes de salvação ou nos escravizar ou ambos.

Muita loucura? Sim, muita loucura. Impossível? Não, de jeito nenhum.

Leia também: Do descontrole ao apocalipse capitalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário