Doses maiores

15 de novembro de 2015

Para bom entendedor, meia palavra bas...

Faltaram alguns mandamentos

Diz a Bíblia, em Mateus 22:40, que um fariseu perguntou a Jesus qual seria o maior dos mandamentos. Obteve como resposta: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento”. Mas Jesus acrescentou um segundo mandamento, que seria semelhante ao primeiro: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

Como se vê, seria possível dizer que entre os principais mandamentos cristãos estaria aquele que condena discriminações, como o racismo. Afinal, devemos amar o próximo esperando que ele nos ame do mesmo modo, sem preconceitos e prevenções injustas.

A novela “Os dez mandamentos”, da Record não teria obrigação de citar esses mandamentos, já que não fazem parte do decálogo revelado por Moisés. Mas poderia evitar apresentar um elenco formado quase inteiramente por brancos. Em especial, os reis e nobres egípcios. Fato agravado por vários estudos arqueológicos e históricos que dão conta de que os egípcios eram muito mais negros que brancos.

Escafandristas

Recente estudo conhecido como “Brasil 2040”, da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência, afirma que a elevação do nível do mar pode levar à inundação de várias regiões do Rio de Janeiro nos próximos 25 anos.

Em sua bela canção “Futuros Amantes”, Chico Buarque diz:

E quem sabe, então
O Rio será
Alguma cidade submersa
Os escafandristas virão
Explorar sua casa
Seu quarto, suas coisas
Sua alma, desvãos

Quem sabe esses mergulhadores encontrem também muitos sinais de violência contra as mulheres. Inclusive, em residências mais nobres, como as de secretários municipais.

Leia também: Para bom entendedor, meia palavra bas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário