Doses maiores

12 de setembro de 2017

A importância de um cossaco na Revolução de 1917

Poucos personagens podem servir como exemplo da importância dos indivíduos na História como Lênin.

Não fosse por ele, é muito provável que houvesse um desfecho muito diferente para a crise russa de 1917. E não apenas por sua genialidade política. Muitas vezes, sua determinação quase enlouqueceu os companheiros de partido.

Mas um episódio do livro “October, The Story of the Russian Revolution”, de China Miéville, mostra que faltou pouco para que Lênin passasse à História somente como um grande mártir bolchevique.

Em julho de 1917, o governo provisório iniciou uma grande onda de repressão aos bolcheviques. Vários de seus líderes foram presos ou obrigados a fugir. Lênin estava entre estes últimos.

Ele estava escondido em uma cabana próximo a Petrogrado, quando bateram à porta. Diante da insistência, achou melhor abrir. Era um enorme cossaco, encharcado pela chuva e pesadamente armado.

Convidando-o a entrar, Lênin perguntou o que o trouxera àquele lugar tão remoto. “Uma caçada”, disse o homenzarrão. Ele estava atrás de alguém chamado Lênin, com ordens de capturá-lo vivo ou morto.

E o que havia feito esse homem, perguntou o anfitrião cautelosamente. Tudo o que sabia, disse o cossaco, era que o fugitivo estava de alguma forma "encrencado"; que era perigoso; e que estava por perto.

Quando o dia amanheceu, o visitante agradeceu a acolhida e partiu para continuar sua busca.

Depois desse incidente alarmante, Lênin e o comando do partido concordaram que era melhor transferi-lo para a Finlândia.

Poucos personagens podem servir como exemplo da importância dos indivíduos na História como aquele cossaco hospedado por Lênin.

Um comentário:

  1. A história é repleta de acidentes, o inesperado e o imponderável também as fazem. Este é muito engraçado e, vamos ser sinceros, demonstra como o poder estabelecido também era muito ruim, pois mandar um cossaco a esmo procurar alguém é demais.

    ResponderExcluir