Doses maiores

14 de dezembro de 2017

Papo presencial faz bem pra saúde. Ou não...

Em 08/12, Reinaldo José Lopes publicou na, Folha, entrevista que fez com Susan Pinker. Segundo Lopes, esta psicóloga canadense afirma que “as conexões que realmente fazem diferença para a saúde, a longevidade e a qualidade de vida são as que acontecem cara a cara”.

O livro mais recente de Susan é “The Village Effect” (“O Efeito Vilarejo”). Nele, a autora cita o exemplo de vilarejos na Sardenha, onde muita gente vive até os cem anos ou mais. Segundo ela:

...há muita coesão social dentro de cada vila: não só você tem contato com aquelas pessoas, mas elas também têm contato com todos os demais membros da sua rede social, e esse é o melhor tipo de rede social que há, essa rede densa e interconectada que surge naturalmente em vilarejos isolados nas montanhas.

Ou seja, a convivência presencial não faz bem só para a saúde psicológica das pessoas. Apresenta benefícios fisiológicos também.

E com as festas de final de ano se aproximando, quem sabe seja o momento de seguir a seguinte recomendação de Susan:

...as refeições em família deveriam ser contextos nos quais as pessoas conseguem recarregar suas baterias umas com as outras, trocar experiências e sentimentos. Como estamos dando cada vez mais atenção a dispositivos eletrônicos, muitas vezes nos sentamos juntos na mesa, mas não conversamos, o que eu acho uma pena.

Pode até ser, mas melhor evitar conversas que envolvam política, religião, sexualidade etc. Nestes casos, a grande maioria de nós prefere se refugiar em sua própria bolha virtual. Aquela que insistimos em chamar de redes sociais.

Leia também: As cercas da internete

2 comentários:

  1. Bom, Serginho. Uma pílula suave em meio ao momento em que vivemos, de vez em quando faz bem. E suave não vamos entender por banal, por favor. Cabe bem com o momento natalino regatando esse elemento do convívio. A foto está ótima, bem irônica para ilustrar a pílula. Acho que é de um filme, qual? E termina bem, sabemos que precisamos ter cuidado com alguns temas nesses encontros. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Marião. A foto é daquela novela "Guerra dos sexos", do anos 1980, acho. Cena memorável em que Fernanda Montenegro e Paulo Autran fazem um pastelão de um café da manhã.
      Beijo

      Excluir