Doses maiores

8 de maio de 2019

No fundo do poço, rosnados e grunhidos

A economia brasileira pode estar na antessala da recessão. É o que afirma reportagem de Eduardo Maretti, publicada pela Rede Brasil Atual, em 05/05/2019.

A matéria ouviu João Sicsú, professor do Instituto de Economia da UFRJ. Segundo ele, a economia nacional:

...mergulhou no fundo do poço e está lá, dando suspiros. Nesses suspiros, às vezes há sinais positivos, às vezes negativos. O saldo é que caminhamos no fundo do poço e estamos nessa situação. Desde o final de 2014, e em 2015 e 2016, mergulhamos no poço. E em 2017, 2018 e 2019, estamos dando suspiros dentro do fundo do poço.

Sicsú diz que Bolsonaro não apresentou nenhum programa de retomada do crescimento e redução do desemprego. Seu foco, afirma ele, são as reformas como a da Previdência. Para o economista, independentemente de se concordar com tais propostas:

...o fato é que não dão nenhum resultado imediato. Portanto, o governo não tem instrumento de combate à depressão. O problema imediato é o desemprego, que só pode ser reduzido com política de retomada de crescimento, que não é o foco do governo. O resultado é a continuidade do estado de depressão.

Com esse governo, no entanto, nunca se sabe se a situação tal como está não serve a algum propósito perigoso e traiçoeiro. Um “quanto pior, pior”, que convidaria a soluções conservadoras extremas. Afinal, Bolsonaro nunca escondeu que, para ele, a ditadura nunca deveria ter acabado.

Talvez, não sejam apenas suspiros que saiam do fundo do poço. Com alguma atenção, também seria possível ouvir os grunhidos e rosnados de uma besta que se alimenta do desespero popular.

4 comentários:

  1. Eu gosto muito quando falam de economia com analogias clínicas como esta dos suspiros (não poderia ser apaixonada, né?). O fundo do poço seria analogia hidráulica? Independente das questões comparativas, tem uma ótima observação objetiva nesta Pílula: não existe proposta econômica de nenhum tipo para resolver os problemas econômicos imediatos, e pelo que acreditamos, nem de longo prazo com a reforma da previdência. E este é um ponto interessantíssimo que está sendo deixado de lado. E tem especulações interessantes como: estaria o governo desviando o foco do problema econômico central? estaria armando uma ação extremada? ou simplesmente não sabem o que fazer e estão fazendo as bobagens que sempre fizeram revestidas de discurso ideológico, moralista etc? Aposto nesta opção. E acho que a esquerda fica perdida entre desqualificar totalmente o governo, ou acreditar que tenham algum projeto, mesmo que incipiente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De tudo o que você levantou como possibilidade, a única da qual tenho certeza é a que envolve uma esquerda perdida. Infelizmente...

      Excluir
    2. Camarada, arranca esse ceticismo da esquerda do seu peito que eu tiro a desesperança do povo do meu. Bjs.

      Excluir
    3. Rsss. Mas tá difícil, hein!

      Beijos

      Excluir