Doses maiores

19 de abril de 2018

No comunismo, ainda haveria inveja, sofrimento, mau gosto...

De volta ao livro “Marx Estava Certo”, de Terry Eagleton. Agora, para responder àqueles que consideram o marxismo uma utopia, em que “a maldade humana é simplesmente ignorada”.

O autor começa dizendo que “Marx era pessimista sobre boa parte do passado porque este parecia representar uma sucessão de formas vis de opressão e exploração”.

Já a esperança dele quanto ao futuro:

...se devia a seu reconhecimento de que esse histórico desanimador não derivava, em sua maior parte, de culpa nossa. A história não tem sido tão sangrenta porque os seres humanos são maus, mas por causa das pressões materiais às quais são submetidos. Marx, assim, pode ter uma noção realista do passado sem sucumbir ao mito da maldade que reside no coração dos homens. E esse é um motivo por que ele é capaz de preservar sua fé no futuro. É seu materialismo que lhe permite ter essa esperança

A mesmo tempo, diz Eagleton:

Para que os seres humanos exercitem sua liberdade, a condição é que sejam capazes de abusar dela. Na verdade, tal liberdade não pode existir, em escala considerável, sem esses abusos. Por isso, é razoável acreditar que na sociedade comunista haveria muitos problemas, um grande número de conflitos, assim como de tragédias irreparáveis. Haveria assassinato de crianças, acidentes rodoviários, romances péssimos, inveja letal, ambições arrogantes, calças de mau gosto e sofrimento inconsolável. Talvez houvesse também limpeza de latrinas.

Ou seja, mesmo em condições de abundância, “não viraríamos anjos por obra de alguma alquimia, mas algumas das causas de nossas deficiências morais teriam sido removidas”.

E o que sobraria ainda nos daria muito trabalho.

2 comentários:

  1. Muito bom. Mas será que existiriam mesmo calças de mal gosto e teríamos que limpar latrinas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que sim. Mas não vamos deixar de ser comunistas por causa disso né?

      Excluir