Doses maiores

31 de outubro de 2018

A esquerda do “porque sim”

A busca pelas possíveis causas de nossa imensa derrota certamente terá que passar por entender a “psicologia das massas”.

Nessa direção, uma entrevista de Clarisse Gurgel para a Carta Capital, ainda em 2017, fornece pistas importantes.

Formada em Artes Cênicas e doutora em Ciência Política pela UERJ, Clarisse diz que um grande problema de nossa esquerda é a utilização da “ação performática” como “tática preferencial”.

E o que seria isso? Basicamente, diz ela:

... é você simular que está sendo espontâneo e atuar de forma efêmera, ou seja, sem continuidade. É priorizar eventos, como atos, marchas, passeatas, abraços a monumentos etc.

O problema, continua Clarisse, é que:

Quando a esquerda parte da ação da rua, ela está invertendo o processo. Ir para a rua é o ápice. A esquerda precisa recuperar a ação que fazia nos locais de trabalho, nas associações de moradores, nos núcleos partidários, nos movimentos sociais.

Além disso, a arena da ação performática seria aquela em que os conservadores mais se sentem à vontade. Encontram nela condições ideais para fazer valer o “significante mestre” de sua preferência.

Significante mestre, explica, é qualquer declaração que tenha o efeito de uma mãe dizer a uma criança: “é porque é”.

Por exemplo, a afirmação “não queremos que o Brasil se torne uma Venezuela” ganha caráter de grave ameaça devido à campanha da grande mídia contra o regime chavista.

Também temos nossos significantes mestres, nossas palavras de ordem. O problema é estarmos reduzidos a eles em um meio hostil a nossos valores. Dissemos muitos “porque sim” e grande parte da sociedade contestou: “porque sim não é resposta”.

4 comentários:

  1. Sabe, Sergio, de fato muito desanimo e considerações. Sim, temos errado muito, só que acho em muitos sentidos. Concordo que a esquerda se afastou das bases (percebo que esta anda sendo sua preocupação), mas também acho que não existe essa atuação performática. Onde a esquerda foi para as ruas? Veja essas eleições, mesmo no 2o turno as manifestações só foram para a rua no final da campanha, e aí foi a melhor atuação. Nós fizemos a luta mesmo foram nas mídias sociais, como Face e Wats, Aí sim um campo onde a direita domina. E de mais a mais, mais uma vez entramos nas eleições como o único espaço de luta e conquistas sociais. E aí parece mesmo uma grande derrota. Sei lá, muitas coisas. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, acho que a ação performática até existe, mas promovida a tática preferencial tem pouco efeito. É como se transferíssemos nossa bolha das redes para as ruas. Vamos pras atividades pra reencontrar as mesmas pessoas. Mas são muitas coisas, mesmo.

      Abraço

      Excluir
  2. Gostei muito dessa ponderação, tbem do comentário. Acho mesmo q é esse o caminho a ser retomado. Dá até um pouco de saudades, não só pelos encontros de toda gente e amigos, mas igualmente pelas perspectivas.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, querida amiga. Tem isso também. Parece que nos contentamos com as performances até em nossos encontros.

      Beijos

      Excluir