Doses maiores

2 de outubro de 2018

#EleNão X #PTnuncamais

Em 29/09/2018, dezenas de milhares de pessoas foram às ruas em todo o país, sob a bandeira do #EleNão.

Em São Paulo, uma multidão lotou o Largo da Batata. Mas uma multidão bastante homogênea. É o que mostra pesquisa realizada por uma equipe da USP durante a manifestação.

Segundo o levantamento, apenas 1% dos presentes se identificou como de direita, mesma proporção para os de “centro” e “centro-direita”. Dos entrevistados, 86% cursavam faculdade ou já tinham curso superior. 31% tinham renda familiar de cinco a dez salários mínimos. Outros 26% recebiam mais de dez mínimos.

Considerando a realidade do restante da sociedade, não é exagero dizer que os manifestantes pertencem a uma “elite”. E, como tal, encontram sérias dificuldades para defender sua justa opção política junto a uma maioria mergulhada numa barbárie que o capitão reformado alimenta e é por ela alimentado.

Além disso, 13 anos dividindo o governo com gente muito mal recomendada fizeram do PT a cara do sistema e tornaram o antipetismo cada vez mais forte.

E não adianta muito culpar o golpismo da imprensa e do judiciário por tudo isso. Até porque os diretamente golpeados contam, agora, com o apoio de vários golpistas.

O que a pesquisa da USP confirma é que dificilmente conseguiremos interferir em uma realidade com a qual temos pouco ou nenhum contato.

O que as pesquisas eleitorais vêm mostrando é que podem estar certos aqueles que defendiam a retirada do PT do centro da cena eleitoral para evitar o pior dos males.

Mas isso só aconteceria se a cúpula petista tivesse um mínimo de responsabilidade histórica.

5 comentários:

  1. Sergio, qual seria exatamente a atitude que acha que o PT deveria tomar? Bjs

    ResponderExcluir
  2. Marião, neste momento, não há nada a fazer se não torcer (e quem tiver estômago, militar) para o FH vencer. Mas acho que não correríamos o risco que estamos correndo se a direção do PT levasse a sério a tal frente antifascista que chegou a discutir. Poderia, com base nisso, ter aceitado uma candidatura de fora do PT como protagonista, ficando nos bastidores à espera de uma chance de voltar. Mas o PT só quer saber de controlar o processo todo, custe o que custar. Mistura de vaidades pessoais com irresponsabilidade histórica. Na situação em que estamos, mesmo que o EleNão seja derrotado, vai ser num quadro de polarização despolitizada e odiosa, que só aproveita à direita. É isso, basicamente. Estamos bem fodidos.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Sérgio, você foi preciso. Apoiado: a questão é de "responsabilidade histórica", digo, de consciência histórica e de... consciência de classe. É preciso que uma 'acompanhe' a outra... Vem à mente um enunciado de Benjamin: “Quem esquece séculos de experiências jamais obterá uma verdadeira autoconsciência histórica baseada na consciência presente das experiências históricas”. abraço sincero e silencioso.

    ResponderExcluir
  4. Sim, Alexandre, é aqui se trata apenas de décadas de experiência histórica, desde a derrota com o golpe militar.

    Abraço sincero e silencioso

    ResponderExcluir
  5. Pois é, se já está difícil pensar em décadas, que dirá na perspectiva da longa duração - que nos permitiria compreender o golpe de 64 na esteira de uma história colonialista, imperial e "republicana" (haja aspas para essa "republicana"...) usurpadora, exploratória e... golpista. Execram Paulo Freire porque não fazem a menor ideia de quem foi Caio Prado Jr, por exemplo... Precisamos nos fortalecer, o futuro próximo promete... Torço para que eu esteja enganado, que a 'bola de cristal' da história esteja quebrada... Ou que nos surpreendamos com uma nova velha toupeira, embora eu não faça a menor ideia de por onde ela andará... [mas de 'neo' já estamos de saco cheio, não é mesmo?]. abração

    ResponderExcluir