Doses maiores

19 de agosto de 2019

Quando a disputa China x Estados Unidos pode ser mero detalhe

Problemas sérios rondam a economia mundial. Mas não se trata apenas da possível guerra comercial entre China e Estados Unidos. O maior alerta surgiu no interior da economia americana.

Houve no mercado de juros estadunidense um estranho fenômeno envolvendo títulos do tesouro daquele país. Papéis com resgate em 10 anos passaram a pagar menos juros que aqueles com vencimento em 2 anos.

O susto deve-se ao fato de que esse tipo de “inversão de rendimentos” antecedeu todas as recessões mundiais do período pós-guerra. Todas.

Além disso, nunca se praticaram tantas taxas de juros negativas nas economias centrais. Ou seja, nesses lugares os capitalistas vêm pagando para manter seus recursos nos bancos.

Eles preferem perder parte de seu dinheiro investindo em papéis considerados confiáveis a perder todo ele apostando em títulos que pagam juros elevados, mas que podem transformar suas fortunas em pó, da noite para o dia.

São movimentações típicas de quem sente cheiro de quebradeira no ar. E o fedor vem de onde? Do desperdício promovido pelo grande capital com os enormes recursos financeiros que os bancos centrais colocaram a sua disposição desde a crise de 2008.

A maior parte dessa montanha de dinheiro transformou-se em uma dívida que chega hoje a US$ 325 trilhões. Ou mais de três vezes o valor da produção econômica mundial. Enquanto isso, pouco foi feito para criar empregos e renda suficientes para reaquecer a economia global.

A disputa entre chineses e americanos é muito perigosa. Mas é só parte de um cenário cada vez mais parecido com um apocalipse econômico.

Para mais detalhes, clique aqui e aqui.

Leia também: Novo surto da crise mundial no horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário