Doses maiores

7 de maio de 2019

Clara Zetkin e a luta antifascista

Clara Ketkin foi uma das lideranças mais importantes da luta revolucionária do século passado.

Junto com Rosa Luxemburgo e Eleanor Marx, foi uma das pioneiras do feminismo socialista radical.

Também apoiou Lênin e a Revolução Russa contra seus próprios companheiros de partido, na Alemanha.

Mas sua luta mais importante foi contra o fascismo. Em 1932, os nazistas alemães estavam em plena ascensão. Nas eleições daquele ano, chegaram a 37,4% dos votos contra 2,6%, em 1928.

Em julho de 1932, aconteceria a abertura dos trabalhos do parlamento. Clara, sendo a mais antiga parlamentar, tinha o direito de fazer o discurso da primeira sessão.

A imprensa nazista disparou terríveis insultos contra ela e a ameaçou de agressão durante seu pronunciamento. Mas, aos 74 anos, muito fraca, sujeita a desmaios e quase cega, Clara subiu à tribuna ajudada por seus camaradas de partido.

Diante de um plenário apinhado de deputados nazistas vestindo uniformes da SA e da SS, ela iniciou seu discurso centrado na necessidade de esmagar o fascismo:

Todas as diferenças que nos dividem e nos bloqueiam - sejam políticas, sindicais, religiosas ou ideológicas - devem ceder diante dessa imperiosa necessidade histórica.

Mas as alianças não incluíam qualquer setor não alinhado ao fascismo. Segundo Clara, a precondição urgente e indispensável para participar dessa frente unida era “o combate ao modo de produção capitalista”.

Tratava-se de uma posição oposta à linha estalinista ditada em Moscou, que considerava socialdemocratas e nazistas farinha do mesmo saco. Um erro que facilitaria muito a ascensão de Hitler ao poder.

Continuaremos a destacar a luta antifascista de Clara Zetkin nas próximas pílulas.

Leia também:

Um comentário: