Doses maiores

28 de junho de 2011

Os reais criminosos virtuais

Os ataques de hackers a sites governamentais estão nas manchetes. Autoridades e grande parte da mídia condenam. Alertam para o crescimento dos crimes virtuais.

Não é bem assim. Os ataques não resultaram em roubo de informações. Mostraram as fraquezas do sistema. Chamaram a atenção para a necessidade de que portais públicos sejam transparentes e acessíveis.

Mas, existem hackers criminosos e muito perigosos. Usam suas habilidades para roubar, sabotar, destruir. Seus ataques virtuais têm conseqüências bem reais. Podem, inclusive, causar conflitos mundiais. Não têm nada a ver com motivações rebeldes. São os Estados mais poderosos do planeta.

Segundo a revista Época, edição de 27/06, o primeiro caso registrado desse tipo de ataque é de 1982. A CIA teria alterado comandos de controle de um gasoduto soviético e causado sua explosão. Desde aquela época, são dezenas de ataques trocados entre os governos de Estados Unidos, Israel, China, Rússia, Alemanha, Irã, Iraque etc.

Semana passada, o “New York Times” publicou matéria denunciando Estados Unidos e Israel. Os governos dois países estariam envolvidos na criação e utilização de um vírus chamado Stuxnet contra o Irã.

O Stuxnet seria utilizado para sabotagens em instalações controladas por computador. Ou seja, poderia afetar praticamente todos os equipamentos mais modernos em operação. Dizem que já foi detectada sua presença em computadores de vários países, amigos ou não de americanos e israelenses. Além do Irã, China, Alemanha, Inglaterra, Paquistão, Indonésia e Índia.

Perto deles, os hackers que violaram os sites governamentais são escoteiros mirins.

Junho de 2011

Leia também: Redes sociais e classes sociais

3 comentários:

  1. Tão... tem uma Superinteressante que diz q tem um vírus que causa um bug em usinas nucleares, desenvolvido por Israel e EUA. Deve ser esse?

    ResponderExcluir
  2. Intrigante... parece até filme.

    Lembra da matéria da Super que fala dos aviões não tripulados, controlados por rádio... não vai demorar para eles começarem a hackear e se degladiar com eles também...

    Ps.: um dia ainda me acostumo com o layout do seu blog.

    ResponderExcluir
  3. É este mesmo, Rod.
    Videogame literalmente mortal, Vinicius.
    Quando você se acostumar, avisa, pra eu mudar pra uma cor bordô ou fúcsia...

    ResponderExcluir