As Leis de Moisés não vão domesticar ou mudar sua alma. Apenas fornecem uma gaiola para contê-la. Mas a salvação não é ficar dentro de uma prisão. Trata-se de transformar sua alma para que ela não precise ficar presa. É a sua alma que viverá no céu, não a gaiola. Você acha que Deus quer milhares de cães soltos no céu, mastigando os móveis? Não. Ele quer que sua alma cresça, amadureça e se transforme em algo digno do Céu.
O Império Romano também tem leis. Não quebrá-las não faz de você um homem santo, apenas faz de você alguém que não gosta de ser pregado em pedaços de madeira.
Eu sei que dizem "Quando em Roma, faça como os romanos". Mas você não precisa entender isso literalmente. Especialmente, quando se trata de orgias. Convenhamos, Roma está cheia de bêbados, prostitutas, enganadores, idólatras e efeminados. Quanto menos você aprender com eles, melhor.
Mas quando se trata de tornar o cristianismo universal, Paulo realmente era o cara:
Em outras religiões, você tem que se banhar em sangue de vaca ou arrebentar os joelhos rastejando até um santuário. Já nós, tudo o que temos a fazer é admitir que erramos e crer em Cristo. Nossa religião é muito mais eficiente e bem melhor para os joelhos. Mas temos que parar de pensar em nós mesmos como um puxadinho do judaísmo. Somos nossa própria religião, aberta a todos. Todos precisam de Deus, não somente os judeus.
Leia também: Algumas pílulas de humor e sabedoria cristã
Nenhum comentário:
Postar um comentário